segunda-feira, 18 de março de 2013

CRISTALOTERAPIA





A MAGIA DOS CRISTAIS




"O cristal é um ser vivo vibrando mais rápido que a velocidade da luz. Não é um sólido. É som, é éter concretizado. O cristal é um ser consciente de que assumiu uma forma especifica para ressoar o som básico da Criação. Com o cristal, pode-se caminhar em todas as direções."


(Dhyani Ywahoo. Voz dos Ancestrais. Ensinos Cherokee sobre o Fogo da Sabedoria.)


Esta parte da apresentação tem como base, o estudo sobre a forma certa de trabalhar com os cristais, e de como auxiliar as pessoas com os mesmos.


O cristal é tema de lendas milenares em todos os povos humanos.


Os aborígenes da Austrália e os índios Yuman da Califórnia chamam o cristal de "pedra viva". Os pajés dos Jívaros e de outras tribos indígenas da Amazônia carregam sempre consigo o cristal na sacola que contem seus principais apetrechos de poder.


Há milênios a humanidade usa cristais e outras pedras de poder em suas praticas religiosas e curadoras, mas seu uso costumava ser restrito a xamãs, sacerdotes e iniciados das diversas linhas.


As vésperas do terceiro milênio da era crista, o homem liberta-se da arrogante pretensão de ser o dono do planeta. Descobre que o próprio planeta é um ser vivo, um ente com identidade própria, dotado de sistema nervoso autônomo e de um sistema holístico de auto-regulação. Os antigos gregos davam o nome de Gaia a deusa Terra. Este nome passou a designar este ser monumental em que vivemos.


Gaia é muito mais que uma nave espacial, da qual seríamos passageiros. Seria como dizer que o coração e o cérebro são nossos passageiros. Na verdade, somos partes do organismo de Gaia. No metabolismo geral de Gaia, todo ser é um organismo vivo, e cada forma de vida na Terra tem sua função, integrada aos outros seres.


Os cristais, nessa visão holística, seriam um mecanismo de clarividência do planeta, o terceiro olho de Gaia, captando e transmitindo energia cósmica, armazenando e processando informações.


Pessoas de qualquer credo religioso podem trabalhar com cristais, desde que estejam dispostas a ampliar sua intuição e que não tenham medo do auto-conhecimento. Os cristais amplificam a nossa capacidade de visão, e quem não estiver preparado para isso pode se chocar com o que vê.


Os cristais são, acima de tudo, agentes de transformação, capazes de acelerar nossa evolução espiritual.


Cada cristal pode ser ao mesmo tempo um livro, um professor, um conselheiro, um curador, e uma lente que abre contato com outras dimensões.





DE ONDE VEM O CRISTAL?


Para responder essa pergunta, voltemos no tempo, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Nesse tempo, a Terra se formava, da mesma nuvem de gás e poeira inter-estelar que deu origem ao Sol. Partes desta nuvem esfriaram e se condensaram, formando o nosso planeta e o sistema solar.


Depois do processo de derretimento e consolidação, os primeiros microrganismos davam inicio a vida orgânica na Terra. As descargas elétricas dos raios, e a luz ultravioleta do sol provocaram alterações químicas na atmosfera primitiva do planeta, gerando uma vida molecular mais completa.


Não se sabe ainda como as primeiras formas de vida começaram a se organizar. Teorias recentes sugerem que tudo começou com a junção de certas moléculas orgânicas a minerais de argila. É assim, exatamente, que se forma a grande maioria dos cristais: pela adição repetida de matéria à massa cristalina em crescimento, a partir de "sementes" de silício, oxigênio liquido e areia. Grupos de moléculas de SiO2 (oxido de silício) juntam-se para compor espirais em uma estrutura tridimensional de forma geométrica precisa e exata. Essa estrutura em espiral é um canal de energia pelo qual a própria força cósmica se transmite na matéria.


A argila é um cristal, segundo recentes pesquisas realizadas por físicos, químicos e geólogos, no MIT - Instituto de tecnologia de Massachusetts. Com suas moléculas dispostas ordenadamente, ela é dotada de incríveis propriedades eletrônicas, inclusive a capacidade de estocar informações e de fazer réplicas de si mesma.


A estrutura geométrica do cristal de quartzo tem similaridade com o código genético (DNA),também espiral, não somente quanto a forma mas também em sua função de conter códigos, registrar e processar informações, abrigar um potente transformador de energias, convertidas em luz.


Os cristais de quartzo podem ser formados de quatro maneiras diferentes:


1) Soluções de água e areia, com a ajuda de microrganismos, recebem adição repetida de matéria, e o cristal cresce em veios ou grutas perto da superfície da Terra.


2) Rios de lava vulcânica que vem à superfície e sofrem esfriamento sob altas pressões, transformando-se em veios de cristais.


3) Gases quentes (gêiseres), que saem do interior da terra, esfriando e condensando-se, sob altas pressões, em regiões vulcânicas.


4) Minerais diversos, como o ferro, cristalizam-se sob certas condições de pressão e temperatura, em regiões mais baixas na crosta terrestre, em áreas não vulcânicas.


As condições do ambiente onde os cristais se formam nem sempre são perfeitas para o desenvolvimento pleno de todos. Um cristal perfeito (ou quase perfeito) só pode se formar quando não encontra nenhuma obstrução que prejudique seu crescimento e quando o ambiente químico se mantêm estável por todo o processo de formação.


Freqüentemente usam-se ácidos para a lavagem dos cristais após sua extração. Fatos como esse fazem com que os cristais as vezes fiquem um pouco maltratados. Por isso é indispensável fazer uma limpeza especial no cristal, logo que chegar as suas mãos.


Algumas vezes o nosso primeiro contato com um cristal é presente de alguém, e a partir dai somos atraídos por um estudo mais detalhado dele, e conseqüentemente, começamos a nossa busca por estas maravilhosas pedras.


Mas quem não tem ainda seu cristal, como fazer para encontrá-lo? Como escolher o seu, dentre vários? E depois o que fazer com ele quando se chega em casa, ou no seu santuário? Eu vou dar algumas orientações básicas para a aquisição e contatos com os cristais.


Obviamente, que a maioria das pessoas compram seus cristais em lojas especializadas, e o Brasil é grande fornecedor de cristais para o mundo todo.


O que falar com o vendedor? Peça cristais de quartzo, com ponteira. Na sua primeira escolha de cristais, procure pelos cristais de ponteira, e para começar de preferência a um que caiba na sua mão, e não seja pesado.


Aproxime-se dos cristais como nos aproximamos de um cachorrinho, de um gato. A empatia e a intuição ajudam a escolher o nosso companheiro do reino cristalino.


O processo da escolha é fundamentalmente intuitivo e pode ser uma fascinante jornada na exploração dos aspectos sutis do reinado dos Cristais. Não tenha pressa na hora de escolher seu cristal, mas leve essa tarefa avante com atenção e objetividade, como um exercício fundamental na sua relação com esses objetos.


Nessa primeira escolha, não se prenda muito aos assuntos ou aspectos físicos. Deixe a sua intuição trabalhar, lembre-se que você esta abrindo, nessa escolha, não a posse de um cristal, mas uma valiosa parceria em sua vida. Sua convivência com ele será como a história de dois amigos do peito.


Até chegar as nossas mãos, desde a sua mineração (muitas vezes com lavagens químicas) o cristal já passou por várias experiências. Veio acumulando, nesse tempo, cargas energéticas de todo o tipo, algumas delas pesadas. Assim como nós, ao chegarmos em casa depois de uma viagem, ou depois de um dia de trabalho (ao longo do qual estivemos expostos as mais diversas vibrações), a melhor coisa a fazer é banhá-los.


Ponha os cristais numa bacia com água límpida e sal grosso, e deixe em lugar aberto, a luz do dia e da noite. Se você mora em apartamento, deixe-os numa janela, ou sobre o tanque de lavar roupa, se for espaço aberto. Se tiver quintal em casa, deixe-os ao ar livre, expostos ao sol e a lua (inclusive a chuva, quando estiverem de molho.)


Cristais gostam de ficar expostos a luz, e precisam de luz para funcionar. Gostam de ser vistos, e de interagir com a pessoa, ou pessoas. Geralmente não gostam de ficar escondidos no armário, ou debaixo da cama, ou em qualquer lugar muito fechado.


Reserve uma bacia só para a lavagem dos cristais (preferencialmente de vidro), mas pode ser de outro material, cerâmica, porcelana, só não quero daqui para a frente que se usem bacia de alumínio ou esmaltada. O tamanho da bacia vai depender do tamanho e quantidade de cristais que possuir, quero dizer que o numero não importa, mas sim o saber fazer com eles.


Deixe os cristais na solução de água e sal grosso por 78 horas no mínimo. Quando os cristais chegam de uma loja, o ideal é que fiquem 3 dias e 3 noites de molho. Pode ser do quarto crescente, até a lua cheia. Não se limpam cristais na minguante, ou nova.


Quem trabalha com cristais é, de certa forma, um alquimista. Na alquimia, cada processo físico e material tem um paralelo com o processo interno da pessoa. Sua participação é ativa, não está isolada do objeto com o qual você trabalha. A postura mental do alquimista interfere energeticamente no trabalho que está realizando.


Por isso, todo trabalho com cristais deve ser feito como um momento de meditação, um ritual. Não deve ser feito às pressas, com a cabeça voltada para outros assuntos e preocupações. Isso é uma chave importantíssima no trabalho espiritual e mágico com os cristais.


Faça afirmações positivas durante todo o trabalho que estiver realizando com os cristais. Ao colocá-los na água, afirme (mentalmente, ou falando alto, como preferir): O cristal está se lavando, e eu estou me limpando também.


Concentre-se no que está fazendo. Dedique esse momento a seu trabalho com o cristal. Ele devolve a atenção que você lhe dá.


É bom que os cristais sejam retirados dessa água de manhã cedo, ao nascer do sol. Retire-os da bacia, um de cada vez, e coloque-os debaixo de água corrente, na torneira. Mantenha o cristal em sua mão, e visualize uma luz dourada saindo junto com a água da torneira. Basta pensar nessa luz dourada enquanto olha a água caindo. Se você não conseguir visualizar no inicio, com o tempo o cristal certamente vai desenvolver sua capacidade visual.


Depois dessa enxaguada, coloque os cristais ao sol para secar. Deixe-os um dia e uma noite, expostos ao sol e a lua.


Os cristais são pessoais, e você pode levá-los (não todos) consigo para o trabalho, ou quando viaja. Nesses casos, transporte os mesmos numa bolsinha própria, ou embrulhe com um pano de forma a protegê-los de danos.


Todos esses detalhes práticos de que estamos falando são ao mesmo tempo cuidados espirituais. O cristal é uma janela entre as dimensões.


Quando você acaba de lavar um cristal, é perceptível que ele está mais limpo, tanto externa como internamente. Ele tem um brilho especial quando está limpo, uma irradiação as vezes sutil. Registre esse brilho em sua memória, como um ponto de referência para saber, no futuro, se um cristal está limpo.


Participe desse processo de limpeza sentindo-o não só no cristal mas também em você. Faça esse trabalho de limpeza interna em você também, e você sentira o cristal ajudando-o nisso.


O cristal só é um objeto mágico a medida que a pessoa se conscientiza das suas próprias impurezas e da necessidade de limpá-las para o seu próprio aprimoramento humano e espiritual.


Ao final desse exercício, refaça seu caminho interno buscando as razoes intimas de fazer isso.


Não se preocupe se ainda não estiver percebendo muito, o processo com os cristais é gradual.


O cristal de quartzo é hexagonal. Sempre tem seis faces. Possui um corpo geralmente alongado, que costuma ser a parte mais danificada na extração. A uma certa altura do corpo começam a se formar as seis faces, que vão se encontrar num ponto ou, às vezes numa aresta.


As partes do cristal de quartzo são as seguintes:


- Raiz ou Base, a parte de baixo, de onde ele foi extraído


- Corpo, tem seis lados, os lados opostos são paralelos.


- Faces, sempre seis, convergentes, de tamanhos e formatos variados.


- Ponto, ou Ponteira, ápice do cristal, para onde convergem as faces. Pode ter também a forma de aresta.


É comum as pessoas se perguntarem se as seis faces do cristal, tão lisas, translúcidas e simétricas, são lapidadas por joalheiros. Poderíamos dizer que sim, mas não pelos joalheiros humanos. Os cristais já crescem desenvolvendo essa formação e de acordo com o espaço que eles tem para crescer.


A simetria (geometria molecular) do cristal é uma prova da perfeição da natureza.


A perfeição das arestas é um índice da aparência física do cristal valorizado de forma diferente pelos homens esotéricos.


Pequenas quebras podem ser cicatrizes da história do cristal, que na verdade aumentam sua sabedoria e seu poder. Mutilações maiores, porem, nas faces e na ponta, podem prejudicar o trabalho energético do cristal, por isso, é melhor escolher cristais com as formas intactas.


Há cristais que se quebram em sua formação e se refazem criando novas faces tão polidas quanto as anteriores, que ficam marcadas em seu interior.


Os cristais podem ser classificados como individuais (com um corpo próprio, destacado de outros cristais). Ou agrupado (com mais de um cristal que podem varia de 2 a milhares deles).


Cada cristal poderíamos dizer é como se fosse um ser individual. Os agrupamentos são colônias de energias como um grupo de trabalho, formando um campo unificado.


Alguns podem se separar da colônia, se você tiver uma. Não se preocupe, isso as vezes não acontece por acaso, pode ser um sinal de que o cristal tem um trabalho individual a fazer.


Há também os chamados cristais biterminados. Tem uma ponta e um conjunto de faces de cada lado, com um corpo único. São bastante apreciados pelos que fazem uso esotérico dos cristais.


Quanto ao seu tamanho, existem 5 tipos que podem ser chamados de micro, mini, médio, grande e gigante. Há quem diga que os maiores têm mais energia, o que eu discordo, pois o tamanho físico é apenas uma referência tridimensional, e os cristais nos ligam a outras dimensões onde esses parâmetros tridimensionais são limitados.


O mini, pode ter desde milímetros até cinco centímetros de comprimento. Uma característica marcante desse tipo de cristal, é a transparência. Reunindo matéria em alto grau de pureza, mas com menos massa agrupada, ele se mostra translúcido e brilhante.


Os mini cristais, tem a ver com a sabedoria da criança recém nascida, aquele saber que fica oculto (em outra dimensão) desde o momento em é desperto para trabalhar com o operador. Já que tem grande sintonia com bebes, gostam de ser colocados perto de berços, onde realizam um excelente trabalho de equilíbrio energético.


Os cristais médios, que cabem na mão, são manipulados com os dedos e permitem ser direcionados para o ponto que se deseja. Por isso, são muito usados em trabalhos de cura que envolve o contato da mão com o corpo (de outra pessoa, ou de si próprio, como já ensinei dando o exemplo no quadro negro).


Os cristais grandes são mais indicados para energizar ambientes. São usados em altares diversos, ou mesmo sobre o chão e estantes. São excelentes para energização de proteção dentro dos lares.


Podemos chamar de cristais grandes os que têm mais de 15 centímetrosde comprimento (cerca de 1/2 quilo), e podem ainda ser manipulados por algumas pessoas, até os que pesam cerca de 50 quilos e já precisam de duas pessoas para transportar. Estes cristais somente funcionariam em rituais mágicos de abertura de portais guardados por entidades afins com o praticante.


Os cristais gigantes de menor tamanho, têm cerca de um metro, e são ótimos como atratores de energias cósmicas plenas, e é indicado dentro de templos onde o trabalho requer uma reposição de energia ilimitada e constante.


Já que o tamanho físico tem importância relativa, deixei para falar dos cristais microscópios, com menos de um milímetro, mesmo às vezes invisíveis a olho nu, estão muito mais presentes em nosso cotidiano do que temos percebido.


A energia se movimenta dentro dos cristais através de canais espirais, que são formados ao longo do crescimento de cada um. Sua formação molecular, como vimos, tem estrutura geométrica precisa e exata, em forma de espiral como a do nosso código genético, mas com uma simetria ainda maior.


A energia da vida se manifesta em espiral como eu já expliquei. É uma harmonização fundamental de todas as energias cósmicas. É a forma natural do crescimento. A própria evolução espiritual manifesta-se por meio da espiral, e assim é simbolizada em diversas culturas.


A direção da espiral em que se forma o cristal pode ser negativa (para a esquerda) ou positiva (para a direita).


Uma distinção semelhante ocorre no corpo humano, onde o hemisfério esquerdo do cérebro e positivo, o lado direito é negativo, enquanto no restante do corpo dá-se o inverso.


O gênero do cristal é indicado por uma superfície trapezoidal, à altura das faces ou perto delas, entre duas faces ou entre uma face e um lado do corpo. Se esta superfície estiver voltada para o lado esquerdo ( o que indica que ele cresceu nesse sentido), o cristal e negativo. Se estiver apontada para o lado direito, é positivo.


Cristais positivo-negativos são os que misturam traços. Podem ter duas superfícies trapezoidais, cada uma apontando para um lado, ou pode apresentar, entre duas faces e dois lados do corpo, uma seção em forma de losango.




EXERCÍCIOS:






Ponha o cristal à sua frente, sobre um banquinho, uma pedra, no chão, se preferir.


Primeiramente, olhe para o cristal a sua frente. Só olhe para ele, em silencio, percebendo suas formas. Feche então os olhos e continue vendo o cristal em sua mente.


De olhos fechados, procure entrar em relaxamento profundo durante 10 minutos. Se ainda não conseguiu uma técnica adequada de concentração, é simples aprender: preste atenção apenas em sua respiração, e respire pausadamente, com tranqüilidade. Se quiser, enquanto inspirar conte até 6 (desde que no force o fôlego) e conte de novo ao expirar, prossiga contando mentalmente até se acostumar ao ritmo. Se vier um pensamento, deixe-o passar e concentre-se de novo na sua respiração. Mas no fique se preocupando com isso, nem se perguntando se esta fazendo certo ou errado. Prossiga o exercício a cada momento pensando somente no aqui agora. Se você ainda tiver dificuldade de esvaziar a mente na meditação, repita mentalmente "EU".


Esvaziando sua mente de pensamentos e preocupações, você abre seus canais sensoriais à comunicação com o cristal.


Abra os olhos por 2 a 3 minutos e observe novamente o cristal, vendo-o como um corpo que contem luz. Pegue-o em suas mãos, olhando-o e tateando devagar, e deixe-o em sua mão esquerda.


Entre em contato tátil com o cristal, sentindo-o em sua mão como um ser vivo, uma pedra de luz solidificada.


De olhos fechados novamente, mantenha no pensamento a imagem do cristal irradiando luz em sua mão e percorra seu corpo com a mente. Procurando visualizar e (com ajuda do cristal) relaxar cada parte de seu corpo, comece pelo seu pé direito, da ponta do calcanhar, depois o tornozelo, o joelho, a coxa direita, a perna esquerda desde o pé, os quadris, o estômago, subindo aos poucos até chegar ao cérebro. Continue atento à respiração.


Depois de alguns minutos, abra os olhos mais uma vez e pegue o cristal com as duas mãos, observando detidamente suas faces, uma a uma.


Segure-o agora com a mão direita e volte a fechar os olhos visualizando seu corpo como um ser de luz, assim como você sentiu o cristal. Cada um de nós é um aparelho receptor e transmissor de energia vital, fazendo parte de um organismo maior, nossa Terra viva, que integra um sistema ainda maior, o Universo Cósmico.


Entrando em contato com o cristal, você abre uma freqüência cristalina em sua relação com o planeta. O cristal pode se tornar para você uma poderosa lente de observação do mundo.


Abra os olhos calmamente e reconheça o cristal a sua frente.


No se obrigue a perceber sensações fortes e extraordinárias nestes primeiros exercícios. Deixe o cristal ir chegando com suavidade. Provavelmente no seu dia a dia você sentira sua intuição mais aguçada. Fique atento a intuição, mas no force nada. Apenas acredite nesse estudo com os cristais, eles poderão auxiliar você, na abertura dos seus canais de percepção dimensionais, e planetárias.


Além dos cristais que energizam o ambiente, existem os que são usados somente por uma pessoa. São companheiros pessoais, amigos íntimos, confidentes, conselheiros, e professores, que podem ir conosco aonde formos.


Assim quanto mais sintonizado você estiver com um cristal, mais lucidamente perceberá o que ele tem para transmitir.


Adaptando-se totalmente a você, o seu cristal pessoal ressoa vibratóriamente com o seu corpo material através das vibrações do seu corpo mono-estrutural, e conhece energeticamente você e suas qualidades naturais melhor que qualquer outra pessoa.


Seu cristal pessoal é também ao mesmo tempo, espada e escudo. Espada, refinando a sua intuição e ajudando-o a tomar a ofensiva em situações reais nas quais o guerreiro é necessário. Escudo, tornando-se capaz de protegê-lo, como um poderoso instrumento de auto defesa psíquica.


Essas espirais moleculares que existem dentro do cristal de quartzo criam uma estrutura que capta e gera a luz, desde que manuseada por uma pessoa devidamente adestrada.


Os cristais são ótimos condutores de eletricidade, tanto de seres humanos, como da própria terra. Para que possam ter uma idéia, os relógios digitais, por exemplo, utilizam o quartzo porque suas oscilações são tão regulares que eles formam um padrão de referência ideal para que o tempo possa ser medido com precisão, e também mostrado, pois a tela do relógio é feita de quartzo liquido.


O silício é a base do chip dos computadores inclusive deste no qual eu trabalho, por suas capacidades múltiplas, ele capta, grava, processa, e transmite energia. Esse processamento nos mostra aquilo que um cristal pode fazer se bem manuseado por um mago devidamente adestrado.






PROPRIEDADES DOS CRISTAIS:






· Reflexão


· Refração


· Magnificação


· Amplificação


· Transmutação


· Transferência


· Harmonização


· Estabilização






Por isso muitas vezes, quando em nossas atividades, não é aconselhável o uso dos relógios de quartzo, pois podem pegar a sintonia do ambiente, ou por outro lado se estragarem.


Hoje é óbvio que existem os cristais feitos em laboratórios, embora os cristais sintéticos podem substituir hoje muitos usos do cristal, existem no quartzo natural mais puro algumas capacidades que ainda no podem ser produzidas artificialmente.


O cristal de quartzo natural tem propriedades que só ele possui, para processar muitos tipos de energia tão sutis que o homem não está ainda equipado para medir e nem preparado para perceber.


Vimos anteriormente, a anatomia de um cristal, e a sua identificação com o mesmo através de exercício. Devo esclarecer, que o cristal pessoal, não é a bola, mas sim o cristal de ponta, igual àquele que fiz a demonstração coronariana, e interceptora.


Portanto, escolham o seu cristal de acordo com tudo o que disse nas partes acima anteriores.


Agora vamos por em pratica esse conhecimento, através de um exercício com as 6 faces e com a ponteira.


Importante lembrar, não se obrigue a ver, escutar ou sentir nada extraordinário. O segredo é você sentir o que está sentindo, com toda a tranqüilidade possível.


Sente-se na sua posição preferida, desde que seja com a coluna ereta. Pegue o cristal com as duas mãos, examinando sua raiz e seu corpo. Segure-o com a ponta para cima, voltado para a sua direção e para outros pontos do ambiente.


Levante o cristal com as duas mãos até a altura dos olhos, a um palmo e meio de distância. Direcione a ponta do cristal, para um ponto entre suas sobrancelhas. É o chackra da comunicação. Imagine um raio de luz em forma de espiral que atravessa o corpo do cristal, da raiz até a ponta, e sai pela mesma até o seu chackra.


Gire bem lentamente o cristal, no sentido horário, olhando com atenção cada uma de suas faces. Escolha a face que mais o atrai, por qualquer razão. Essa face escolhida será a numero 1.


Baixe as mãos com o cristal para voltar a pesquisá-lo com os olhos em posição bem relaxada. Olhe através da face 1 para dentro do cristal e concentre-se bem no que vê. Observe com atenção a paisagem interna do cristal, vista por essa janela. Respire fundo registrando o que percebe em si mesmo ao imaginar-se lá, dentro do cristal.


Depois de alguns minutos, gire um pouquinho seu cristal, sempre da esquerda para a direita, até a face seguinte. Observe-a também, como fez com a face 1. Veja agora como está a paisagem interna do cristal. Procure registrar com a mente os detalhes que você percebe através dessa face, inclusive a luminosidade e as formas existentes em seu interior.


Quando tiver observado todos os detalhes da face 2, gire outra vez o cristal, bem lentamente, e pare na face 3. Faça a mesma coisa: olhe para o cristal como se estivesse dentro dele.


A cada face você observa o cristal por um ponto de vista e pode conhecê-lo cada vez melhor. Observe também o formato da face, se é grande, se pequena, quantos lados tem, procure perceber tudo o que cada face tem para lhe mostrar.


Verifique sempre a sua respiração, se está lenta ou acelerada, procure respirar da maneira mais tranqüila possível, e perceba suas sensações físicas e mentais durante essa fase de exercício.


Fique pelo menos dois a três minutos em cada face. Quando tiver passado pelas seis faces do cristal, levante-o novamente até a altura da testa. Respirando fundo concentre-se na ponta, mantendo-a em sua direção.


Visualize o raio de luz entre o cristal e seu chackra frontal como sendo um caminho, uma estrada para o interior do mesmo. Feche os olhos, visualizando o raio de luz, e respire fundo, você perceberá o melhor momento para seguir por esse caminho e entrar no cristal.


Como um pesquisador que explora um território existente na luz, procure registrar na mente o que está sentindo. Mas no exija em principio sensações extraordinárias, o conhecimento vem aos poucos, de forma simples.


Aproxime o cristal de sua testa, lentamente, até que a ponta do cristal encoste no ponto do seu chackra. Gire o cristal em sua testa, como se ele fosse uma chave de fenda abrindo seu canal da intuição, e comunicação com Gaia, voltando a acionar um caminho o qual sua memória como espírito já se havia esquecido.


É normal que aconteçam visões de espíritos, de vidas passadas, mas é também necessário salientar que talvez nada disso ocorra nas primeiras vezes.


O contato da ponta do cristal com a sua testa deve ser suave e agradável. Quando sentir que é hora de terminar o exercício, respire fundo e prepare mentalmente a saída pelo feixe de luz. Contando até três, volte para si e abra os olhos.


Responda em seu caderno, o que sentiu com essa experiência, como está sua disposição física, sua respiração, e se você se sente mais energizado ou não em relação ao inicio do exercício.


Esse exercício, serve para que você ative o chackra da comunicação com todas as inteligências existentes, desde as primitivas de Gaia, bem como as mais superiores, e principalmente que receba as informações memoriais de Gaia, na qual certamente você já esteve encarnado algumas vezes.


Há cristais completamente transparentes e outros opacos leitosos. Mas o fato de ser menos transparente em sua aparência física no significa menor poder, o cristal leitoso pode ser um grande clarificador.


Esse aspecto leitoso, assim como outras marcas que vemos dentro do cristal, são inclusões, ou seja, substâncias alienígenas (outros minerais e bolhas) que se juntaram ao eixo do cristal de quartzo na espiral que o materializou. As inclusões nem sempre são visíveis a olho nu.


Toda inclusão é um registro da história do cristal. Algumas delas representam formas sugestivas para nós, como pássaros, templos, símbolos. Nada disso acontece por acaso. Muitas dessas formas são emblemas ou insígnias da formação daquele cristal, ou de sua origem.


Embora o joalheiro não dê tanta importância ou valor a um cristal opaco, ele tem grande importância para o uso mágico. A perfeição do cristal diz respeito a sua geometria, e não a sua transparência. O cristal leitoso é excelente para trabalhos de descarrego de energias negativas.


Há vários tipos e cores de cristais, vou explicar os mais básicos com os quais lidaremos conosco, e com outras pessoas.


1. O cristal ametista tem uma capacidade de transformar a realidade.


É considerada a pedra da alma, por sua forte identificação com a eternidade do espírito, facilitando assim os ritos de passagem, é a única pedra colorida que pode ser usada para o auxilio dos desencarnados. O cristal ametista é também ligado a castidade, por causa da sua capacidade em fazer transcender paixões. É usado em outras seitas para promover a tranqüilidade, a reverência e a devoção, conferindo paz e quietude ao ambiente e a pessoa que o utiliza. É considerada a cor Crística.


Pode ser usado quando você estiver meditando, colocá-lo, se desejar, diretamente sobre o chackra frontal.


Sua cor representa a mudança de consciência, do estado normal de vigília para as regiões mais distantes da consciência ampliada. Guia a consciência na direção oposta do ego, e ensina humildade para a mente. Sua paz interior nos dá a oportunidade de mergulhar num oceano de silêncio e participar da serenidade que existe mais além da atividade mental constante.


Em virtude do seu efeito tranqüilizante, pode ser usado para estados mentais de stress, tratamento de enxaquecas, irritação, pesadelos recorrentes e problemas de tensão nervosa em geral.


É recomendado para consultórios médicos e de psicoterapia, asilos, hospitais psiquiátricos, centros brancos, templos mágicos, etc. O espectro da cor ametista vai desde o violeta-claro até o tom mais escuro do púrpura. Os joalheiros dão mais valor ao mais escuro, porém para uso mágico, todos os tons da ametista têm valor.


Geralmente são encontrados em grutas, agrupamentos, ou de pequenos altares.


2. Citrino


A cor citrino, nos cristais de quartzo, também provêm de inclusões de ferro, com a diferença de que esse tipo de cristal resfria e endurece a temperaturas menores do que a ametista. É também encontrado como o ametista, em grandes agrupamentos na forma de grutas.


Seu espectro de luz vai desde o amarelo-dourado até o marrom escuro. Os efeitos do citrino são ligados ao chackra solar. Ele amplia nossa capacidade na relação com o mundo, e nos assuntos em que o domínio da mente racional é importante. Facilita a concentração da mente e a produção intelectual. Ajuda-nos a estudar, entender e decorar textos, assimilar conhecimentos e experiências da vida material, planejar os eventos da vida, estabelecer prioridades etc.


É um bom antídoto para baixas de energia, vazamento de mono-estrutural ocasionados por choques, trabalhos, e estados de stress da energia vital.


Popularmente, em função de sua cor dourada, costuma-se dizer que o citrino atrai dinheiro. Essa crença me soa como uma distorção do auxilio que ele presta a concentração e a nossa capacidade de realização no mundo, que pode inclusive resultar em prosperidade material e financeira. Mas no que ele provoca isto, somos nós que quando estamos em harmonia verdadeira, nos sentimos realizados, e obviamente, estaremos mais dispostos a lutar por aquilo que almejamos.


Gostaria de dizer que vocês são pessoas inteligentes, e muito do que tem para ser feito com os cristais, com as dicas que estou dando farão com que pensem direito como agir.


3. Rosa


A cor rosa é difícil de achar na forma hexagonal que caracteriza os cristais de quartzo, com seis faces, e uma ponta. Geralmente, ele é encontrado como uma pedra bruta, de formas irregulares. Sua cor deve-se a ação do titânio em sua formação.


Indicado especificamente para atuação no chackra cardíaco, o quartzo rosa é um instrumento poderoso para pessoas que não experimentaram ainda a verdadeira essência do amor e da alegria de viver. Todos nós temos em diferentes graus de intensidade, algum complexo de rejeição e abandono, com origem nos primeiros anos de vida. Sensações como solidão e falta de auto-estima, resultantes disso, podem ser trabalhadas com o uso do cristal rosa sobre o chackra cardíaco.


Para trabalhar com esse cristal, a pessoa precisa estar preparada para recordações difíceis e tristes, que vão leva-lo a sentir algumas vezes a sensações de tristeza do paciente.


Mas lembre-se para amar outra pessoa, é necessário amar a si mesmo.


Esse cristal é excelente para ficar ao nosso lado, assim bem como em maternidades, berçários, asilos, orfanatos, e prisões.


Em trabalhos com magia, o cristal rosa é o mais solicitado, pois é a pedra do Anjo da Guarda pessoal, e a pedra da cirurgia emocional.


4. Fumê


O fumê originalmente, é um quartzo branco que passa por mudanças em sua cor por ter sido exposto ao calor, a luz ou a determinadas radiações eletromagnéticas durante o seu crescimento.


Associado como a pedra ideal para o enraizamento e para o reconhecimento da vida material em sua essência.


Funcionando como um tipo de aspirador áurico, ele é de grande auxilio para o descarregamento de energias que eu chamo de "rua" e de vibrações e hábitos não desejáveis. Descarregando e limpando a energia da rua, é muito útil nas portas de entrada, em casa ou no escritório, ou no local onde se aglutinam muitas pessoas em busca de ajuda espiritual.


O fumê corresponde ao movimento das forças primárias do corpo humano. Ativa os instintos de sobrevivência, de uma forma refinada e purificada. Ajuda a substituir comportamentos de natureza egocêntrica baixa por atitudes e hábitos positivos. Ele nos ensina a deixar ir o que não é mais preciso para o crescimento. Tem um paralelo com as excreções do corpo humano.


Recomendável para trabalhos com pessoas depressivas, com tendências suicidas ou que vivem no "Mundo da Lua".


Funciona como filtro, para não deixar entrar entidades e influências negativas, ou para auxiliar o médium em trabalhos de desobsseçao, no controle e domínio de suas capacidades, ajudando-o a manter firmeza para no se deixar levar pela força negativa.


O uso indiscriminado do cristal poderá provocar sérios distúrbios psicológicos no paciente, e no operador, se o segundo não estiver suficientemente seguro da intenção do que quer realizar.


Passarei mais alguns exercícios para que vocês se sintonizem mais com o seu instrumental de trabalho.


Qual é a conexão entre cristais e chackras? A resposta está nas cores do arco-íris. Quando a luz do sol entra no cristal, ela entra como luz branca pura, e é então decomposta nas sete cores básicas do arco-íris. Da mesma forma, o homem capta a energia solar e também a decompõe nos sete raios primais, através dos chackras.


Em faixas sutis vibratórias, o cristal atua sobre nós humanos harmonizando-se com o nosso corpo físico, e monoestrutural.


O conhecimento portanto dos chackras é fundamental. A palavra tchakra, vem do Sânscrito e significa roda, disco, mas devo esclarecer, que na verdade são vórtices de energia, ou seja, são como espirais que adentram em nosso corpo físico e mono-estrutural, fazendo com que percebamos o mundo físico e espiritual, eles funcionando como redemoinhos de energia circulando em alta velocidade, vibrando em pontos capitais do nosso corpo. Os chackras são pontos de interseção entre vários planos, e através deles o nosso corpo se manifesta mais intensamente no plano físico e espiritual, de acordo com a nossa intenção.


São os seguintes chackras principais com os quais nos trabalhamos:






1 – Coronário: fica no topo da cabeça, e é o responsável pelo nosso plano de origem, ou seja é por onde entra a energia nossa particular de trabalho, ou seja, a nossa vontade espiritual de trabalhar.


Sua cor básica se apresenta como um branco/prata.


2 – Frontal: localiza-se na testa um pouco acima das sobrancelhas, e é responsável pela comunicação com outros espíritos, e também como um ponto de projeção de concentração. Sua cor básica seria como um dourado, ou azul suave, aí depende do tipo de comunicação ou concentração da pessoa.


3 – Laríngeo: localiza-se na garganta, e é responsável pela manifestação do verbo, ele atua juntamente com o frontal, e cardíaco, é por onde podemos exteriorizar o nosso pensamento, e também é ele quem cria as chamadas “formas pensamento” , óbvio que com o auxilio dos outros pontos citados.


Sua cor básica é o lilás.


4 – Cardíaco: localiza-se no externo, é interligado com o laríngeo, frontal, e coronariano, faz o nosso meridiano de trabalho. É um chackra de suma importância, visto que é por ele que nós manifestamos a nossa verdadeira intenção de trabalho. Sua cor básica é o verde, mas pode também ser azul.


5 – Solar: localiza-se no final do externo, junto ao que chamamos boca do estômago, é um chackra muito importante visto que é por onde sintetizamos os alimentos que ingerimos para o nosso corpo físico, e espiritual, geralmente é por ele que os espíritos que necessitam de energia obssediam as pessoas, é o chackra que de certo modo nos mantêm vivos. Sua cor básica é o amarelo.


6 – Dorsal: localiza-se nas costas, na altura dos rins, é o chackra que faz com que a energia dos nossos guias vindos do plano espiritual adentre, nos facultando o acesso às energias oriundas também do nosso plano transitório de trabalho. Sua cor básica é o verde, mas pode ser laranja.


7 – Sexual: localiza-se mais ou menos 4 dedos abaixo do umbigo, é o chackra responsável pela nossa sintonia com outros espíritos encarnados, e também com o planeta no qual vivemos, sem ele seria de certo modo impossível que nós permanecêssemos encarnados. É o chackra responsável também pela formação do anel de força quando fecundamos uma pessoa, ou quando a pessoa é fecundada, podemos dizer que é o chackra da exteriorização dos instintos da pessoa, ou seja da sua auto-afirmação.


Sua cor básica é o vermelho.


8 – Occipital: localiza-se na base do crânio, e é responsável pela vidência espiritual, e também pela base de raciocínio lógico dos espíritos por onde todas as sensações oriundas do corpo lhes são transmitidas.


Sua cor básica é o índigo.






O estudo dos chackras é vastíssimo e é objeto de muitos livros, principalmente dos que tratam assuntos indianos, portanto, se eu for falar de todos os chackras existentes no corpo humano, eu faria um livro muito grande, visto que existem 242 chackras no total em nosso corpo. Minha intenção foi apresentar aqui uma informação básica, comum a todos os principais estudos sobre o assunto, com o intuito principal de introduzir as relações entre os chackras e a energia dos cristais.


Para que você entenda o funcionamento dos cristais, escreverei em outro capitulo, como funcionam, e maneiras e métodos para que possam auxiliar outras pessoas.


Mas para que isso ocorra, vocês devem ser ater aos exercícios passados, conhecer o seu corpo, fazer uma reavaliação dos atos, e finalmente o objetivo com que pretendem realizar um trabalho mágico.






ATIVANDO, CARREGANDO, ENERGIZANDO:






Cada cristal tem várias camadas áuricas em seu corpo etérico, assim como os seres humanos. No seu núcleo, ele mantém sua energia primordial, enquanto as demais camadas são sensíveis ao meio ambiente.


Dentro da estrutura molecular do cristal, várias formas de energia negativa ou estática tendem a acumular-se, pois o cristal é muito sensível as influências energéticas, inclusive a poluição eletrônica e a poluição mental e emocional. Além disso, absorve também desequilíbrios em trabalhos de cura direta ou indireta.


Um cristal torna-se sujo quando se acumulam nele as energias poluentes. Quando está sujo, seu funcionamento é reduzido, sua capacidade torna-se menor.


A poluição ambiental, que afeta a vitalidade do cristal, é formada também por nossas emoções, como tristeza ou raiva, agitação, ambição de poder etc.


LIMPEZA:






Como já expliquei, existem várias maneiras de se fazer a limpeza do cristal, como por exemplo pela Lua Cheia, então vou explicar outras maneiras de limpá-los.


Como já disse, a primeira coisa que você tem que fazer depois de comprar ou ganhar um cristal é a sua limpeza.


Além da lavagem com água e sal grosso, já descrito, há outras formas de limpeza, como enterrar o cristal durante três ou quatro dias em sal grosso, em argila pura, ou mesmo embaixo da terra.


Assim como na lavagem com água, nesses tipos de limpeza os cristais devem ser enxaguados em água fria corrente por pelo menos um minuto. Durante essa operação, como já disse, é bom visualizar a luz dourada jorrando com a água, envolvendo o cristal e penetrando em seu corpo.


A limpeza do cristal é fundamental para que ele fique afiado, com a sua capacidade energética pura e plena. Como regra geral, cristais em ambientes fechados, como quartos ou salas, devem ser lavados em toda a Lua Cheia. Os cristais pessoais, usados junto ao corpo (como pingentes, ect.), devem ser lavados pelo menos uma vez por semana.


Agora devo esclarecer, que na Lua Nova, os cristais pessoais podem ser limpos, mas os cristais usados para magia branca, JAMAIS.


Se você dedica tempo e esforço ao cuidado com essas ferramentas, a claridade e o brilho são mantidos, neles e em você, pois como eu já disse, você tem de ser um cristal, e dele comungar, e ser seu melhor companheiro e amigo, visto que sem eles, será impossível que se consiga um trabalho dentro do esperado.





ATIVAÇÃO:


Agora você está pronto para carregar e ativar o cristal, aumentando sua carga energética como uma pilha, despertando áreas adormecidas no seu espectro energético.


Para que os cristais que estão sob seus cuidados possam exercer a sua potência operacional máxima, é preciso que você lhes forneça alguns estímulos e a ambientação adequada.


Há muitos métodos para carregar os cristais. Desde que haja condições para por em pratica esses métodos.


Vou portanto tentar explicar algo: até hoje, vocês estiveram apenas exercitando a sua própria capacidade de concentração, e limpeza de cristais, mas a partir de agora, o que eu vou explicar, faz parte de um antigo ritual que faz com que os cristais possam ser utilizados de várias formas, não se esqueçam que o uso indevido do mesmo, fará com que um dia vocês se vejam diante de fatos irreversíveis que farão com que vocês se arrependam amargamente.


Não pensem que os cristais por si só fazem um trabalho completo, mas sim que é muito necessário a participação do operador, que funciona como elemento essencial para o funcionamento do mesmo.


Lembrem-se, cada cristal deverá ser marcado de acordo com a vontade e disponibilidade de cada um. Portanto, marquem os cristais e coloquem-os separados de acordo com os diversos fins para os quais se propõem. Por exemplo: não se deve misturar os cristais de limpeza de ambiente, com os cristais de cura, e assim por diante.


1) Colocar o cristal na água corrente de um riacho, por dois dias ou mais, em períodos de doze horas. De preferência, coloque-o na água quando o sol estiver raiando e retire-o no crepúsculo. Este método, além de limpar, ativa o cristal. A água é um veiculo tradicional de purificação e batismo, e o cristal, depois desse tipo de ativação, transmitira o fluxo de energia, a liberdade e a potência das águas.


Como o cristal é uma espécie de esponja que capta os vários tipos de poluição, é bom lembrar que as diversas formas de limpeza ou ativação que utilizam água devem ser feitas com água não poluída.


Até ser recarregado ou programado, o cristal conterá dentro de si a essência do rio ou riacho e, portanto, a força energética da água, poderosa para a cura física ou espiritual.


2) Colocar o cristal sob a luz do sol e da lua por dois ou mais dias (exceto na nova). Através da luz do sol e da lua, você estará colocando-o em contato com as fontes mais evidentes e arquetípicas das energias positivas e negativas.


Os cristais devem ficar na medida do possível em locais abertos e claros, não em gavetas ou caixas, exceto para transporte. Como as plantas, preferem locais onde esteja batendo sol, ou tenha a claridade do dia, acredito que alguns de vocês se lembram quando eu deixava na minha sala, a luz acesa dia e noite para um determinado tipo de trabalho.


As únicas exceções a essa regra são cristais guardiões, enterrados junto às fundações de uma casa, num templo, ou em porões ou espaços isolados, sem luz natural ou fluxo de ar, para energizarem esses ambientes.


Expostos a céu aberto, sob o sol, a lua e as estrelas, o cristal inspira as correntes primÁrias da vida e torna-se transmissor da união dos opostos. Após um tempo de trabalho com cristais, você desenvolverá a sua sensibilidade e sensitividade e será capaz de perceber se um cristal é naturalmente positivo ou negativo. Conseguirá sentir as energias individuais de cada cristal, suas capacidades especificas, assim como a melhor maneira de limpeza e ativação para aquele cristal.


3) Expor um cristal a tempestades elétricas, com raios e trovões, chuvas fortes, ventos, chuva de granizo é uma forma de carregá-lo com a força especifica de uma condição climática. Isso pode ser feito durante três horas ou mais. Cristais ativados assim são excelentes ferramentas para desenvolver nossa percepção extra sensorial. Servem também como liberadores de situações estagnadas.


Cristais ativados por um céu azul e claro, com sol, clareiam situações obscuras.


Ativados por chuvas fortes, são ferramentas para liberações emocionais, especialmente choro.


O arco-íris é um poderoso recurso de ativação dos cristais. Ao ver um belo arco-íris coloque-os com as pontas voltadas para o mesmo, e os mesmos servirão para a invocação de viradas em situações que precisam ser solucionadas.


Essas práticas devem ser desenvolvidas passo a passo, para que vocês saibam como lidar com as forças que podem ser desencadeadas pelos cristais em sua plena capacidade.


Cada cristal ativado pelas forças da natureza passa a ser um representante (transmissor) dessas forças.


4) Colocar os cristais em um ponto de poder natural, como o topo de uma montanha, em uma cachoeira ou no meio de uma floresta. Fará com que eles sejam ativados com a energia desses lugares. Deixando-os por dois dias nesses lugares de poder, ele ficará carregado por vários meses.


Cristais ativados em solo próximo a raízes de árvores são ferramentas potentes para exercícios de introspecção ou enraizamento.


Cristais ativados em um pomar com frutas, ou em um jardim florido, são excelentes instrumentos de invocação de fertilidade, abundância, produtividade e prosperidade, em termos materiais, e espirituais.


Cristais carregados no topo de montanhas são alargadores de horizontes, ajudam-nos a ver uma situação com mais amplitude. Além disso, enriquecem nossa capacidade de meditação, por serem ativados "perto do céu".


5) Expor cristais a cores específicas por dois dias pelo menos, para que eles sejam especialistas nas funções daquela cor. Há várias maneiras de se fazer isso:


- banhar o cristal com lâmpadas coloridas, ou adaptadas com filtros coloridos ou na ponta de uma lanterna, como citado em outra palestra. Mas lembrem-se de saber a cor, e utilizá-la de uma maneira correta.


- embrulhar ou costurar o cristal com tecido de tinta natural ou papel transparente colorido de boa qualidade deixando-o na luz do sol.


- colocar o cristal numa caixa ou vaso fechado contendo alguns outros cristais da cor que você quer programar aquele cristal. Sugiro que inicialmente você trabalhe com as cores do arco-íris, que são fortemente codificadas dentro dos cristais, e portanto, as melhores para se praticar.


6) Colocar o cristal em lugares sagrados ou sítios usados como ponto de devoção ou poder, mas olhem em que ponto pelo amor de Deus.


Quando for a um ponto de poder especialmente forte, leve consigo o seu cristal, pois ele absorve as vibrações eternas desses lugares, ricas em conhecimento esotérico que pode ser transmitido a você. Se um dia alguns de vocês forem a Machu-Pichu podem levar os cristais, se forem ao Egito também o façam.


7) Pirâmides (que tenham as mesmas proporções da Pirâmide de Queóps, e orientadas pelo norte magnético) são poderosíssimas para a ativação de cristais. Pode-se fazer isso com o que chamo de pirâmides vazadas de metal, ou de vidro. Esses cristais podem ser utilizados para estagnação de um processo de doença, ou cura conforme o caso.


8) Usar um grande gerador para ativar cristais menores em volta dele, ou criar um círculo de geradores e ativar um conjunto de cristais.


Seja criativo em tentar novas idéias de combinações e métodos. Faça experiências. O cristal é o melhor professor para isso. No se limite ao que está escrito nestas apostilas. Aprenda com os próprios cristais.






PROGRAMAÇÃO:


O estudo desta parte é um ponto marcante na sua iniciação nos trabalhos com os cristais. Será um parâmetro para você avaliar sua capacidade de conhecimento. Se não fez todos os exercícios, volte um pouco no caminho e faça-os. Pois se não percorreu todos esses passos, não está preparado para programar um cristal e pode provocar danos a você e as pessoas próximas.


Já vimos que os cristais não só enriquecem e desenvolvem como também absorvem as energias do ambiente. E o mundo material nestes finais de ciclo evolutivo planetário espiritual, é uma comprovação disso, porque a alta tecnologia afastou o homem do seu ideal de evolução, ou seja, o homem afastou-se da simplicidade das vibrações naturais do planeta e utiliza-se do cristal como fonte de uma mesma tecnologia.


Para programar um cristal, você deve gravar nele os dados que deseja. Esta é a única maneira do cristal saber o que você quer programar. E para isso você deve ter firme intenção do que faz, tendo a sua consciência tão entrelaçada com o programa desejado que você se torna o próprio programa no instante da programação.


Se tiver dúvidas sobre o que quer programar, ou se tem buracos em sua consciência, onde flutuam pensamentos espontâneos e vagos, então você não conseguirá programar um cristal. É tudo ou nada.


Um cristal pode ser programado de várias maneiras. Primeiramente você deve fazê-lo com um comando geral, tal como amor, alegria, saúde, concentração, etc. Se este é o caso, o tema de programação deve ser expresso por uma afirmação positiva (quero ter saúde) e não uma negação (não quero ficar doente).


Pode-se também programar o cristal com um comando especifico. Por exemplo: passar num concurso ou nos exames escolares, recuperar-se de uma enfermidade, substituir um vício ou mau hábito por uma virtude e um bom hábito. Para que isso aconteça, você deve estar totalmente certo de que o resultado desejado é positivo e promove o bem estar geral seu, e acredite ou não, joga para Gaia uma energia salutar.


Isso não inclui, por exemplo, programar um cristal para ganhar na loteria, passar por cima das pessoas ou dominar o mundo com egoísmo e avareza. De fato, os cristais não se propõem a ajudá-lo a ganhar dinheiro ou bens materiais, mas eles realmente auxiliam a ganhar na loteria da vida, o que pode no incluir aquisições materiais.


O caminho do cristal não é a riqueza no bolso, é a felicidade, saúde e prosperidade em um modo holístico, no qual o desenvolvimento interior é mais dourado que uma pepita de ouro. O caminho é você possuir a mesma claridade que o seu cristal, para ativar seu corpo de luz e fazê-lo brilhar. Então, em vez de programar seu cristal para fazê-lo ficar milionário, programe-o para você tornar-se mais produtivo, mais talentoso, mais criativo, para desenvolver-se espiritualmente.


Você pode programar seu cristal ou treiná-lo para ter clareza nos rumos da vida, ou para auxiliá-lo a entrar em contato com seus Guias espirituais que podem orientá-lo sobre a melhor maneira de vencer um desafio que se apresenta a sua frente.


A visualização criativa é uma boa ferramenta para a programação de cristais. Quem tiver dificuldade de fazer isso deverá compensar tendo força de vontade e projetando o seu pensamento de forma tão coerente e unificada que ele toma forma, fora de sua mente, ocupando espaço e tendo densidade.


Para programar um cristal, siga as seguintes etapas:


1- Vá até seu lugar ideal de meditação, onde não será interrompido, e fique um mínimo de dez minutos simplesmente se soltando ou, se quiser, limpando e equilibrando seus chackras. E prepare-se muito para isso. Ritualize-se, porque é óbvio que alguma coisa muito especial vai acontecer. Para fazer este trabalho, é bom estar bem desperto e de estômago vazio.


2- Sentado ou em pé, pegue o cristal, apontando para você, com as duas mãos e leve-o até o nível do chackra frontal.


3- Segure o cristal neste nível, tocando seu corpo físico (encostando-o na testa um palmo, no máximo). Enquanto segura o cristal, imagine um raio de luz conectando você e o cristal, ligando seu chackra a ponta do cristal.


4- Sinta uma linha de comunicação, um caminho aberto entre você e o cristal. Uns vão realmente ver um raio fino, brilhante, ou um caminho, um canal, entre a testa e o cristal, mas todos vão poder sentir alguma coisa especial acontecendo. Quem não conseguir ver o raio conseguirá, no mínimo, senti-lo.


5- Entre em estado de intenção total, (força de vontade) com toda a sua atenção dirigida para aquilo que você quer que seja programado. É preciso que você esteja respirando, vibrando, pulsando aquilo que deseja transmitir para o seu cristal.


Você pode, se quiser, visualizar-se mesmo andando por esse raio de luz, entrando no cristal e levando para dentro dele o que você quer programar, na forma de palavras, imagens, enfim como preferir.


Se quiser rodar o cristal nesta etapa do exercício, faça-o no sentido horário (na direção do futuro). Deixe o programa dentro do cristal e saia, respirando profundamente para voltar a sua consciência normal. Você acabou de programar o seu cristal, e agora está de volta a esta dimensão.


O ato de programação pode demorar segundos ou minutos. Se você está realmente em atenção total, vai demorar no máximo dez minutos na etapa 5. Com prática, geralmente se consegue encurtar o tempo, que em media é de um a quatro minutos.


Se programar mesmo o cristal, você no terá dúvida. Saberá disto com certeza, porque na programação há um "clique". Até os iniciantes terão consciência de uma transmissão real de energia entre você e o cristal. É normal sentir-se um pouco tonto, com dor de cabeça ou dor atrás do olho. Se isso acontecer, o melhor a fazer é relaxar, prestando atenção na respiração, até chegar a seu ritmo normal.


Há sinais que nos confirmam se a programação teve sucesso. O cristal pode parecer mais pesado, brilhar mais do que brilhava, ou dentro dele pode surgir repentinamente, uma inclusão, uma imagem ligada de algum modo à programação que você fez. Mas o sinal real, mais importante, é a sua consciência e convicção quanto à programação.


A primeira vez que você programa um cristal é um momento importante em seu caminho espiritual. É um rito de iniciação, um passo muito especial, que representa para você o reconhecimento concreto de um espaço de dimensões espirituais.


6- Colocar o cristal junto ao seu chackra cardíaco pode ser um excelente auxílio à programação. Se você sente que não programou ainda o cristal, o apoio deste chackra pode ser exatamente o que estava faltando. E a qualquer programação que tem o amor como tema pode ser enriquecida com esse procedimento.


Assim como você projetou seu programa com o frontal, o mesmo pode ser feito com o cardíaco. Use a energia centrífuga do chackra para transmitir o programa para dentro do cristal, deixe-o lá dentro, saia e volte a você. Pessoas emotivas programam melhor seus cristais quando recorrem à ajuda desse chackra.


Um programa pode ser fortalecido acoplando-se ativação com programação. Por exemplo, se você quer tratar de uma enfermidade cardíaca, programe um cristal que já foi ativado com energia solar. Ou, se está tratando de insônia, use um cristal ativado pela lua. Ou ainda, se o seu programa é relacionado à prosperidade, use um cristal ativado em jardins ou pomares.


Se você ainda acha que não programou seu cristal, então tente de novo, com paciência e calma, sem pressa. Para isso ser efetivado, o cristal só depende da real intenção e da convicção de quem está programando.






REPROGRAMANDO:


O cristal pode também, da mesma forma como é programado, ser apagado para depois ser novamente reprogramado.


Para apagar um programa, siga os itens de 1 a 4 deste exercício. Relaxando e soltando, ligando o seu frontal a ponta do cristal através de um canal de luz e preparando-se para entrar no cristal.


Mas neste caso, em vez de deixar lá dentro alguma coisa, você vai retirar dali o que colocou, ou deixar uma luz branca. Como no processo de programar você vai saber quando o cristal foi apagado.


Assimilar na prática é começar de verdade o trabalho com os cristais. Você não é mais um iniciante. Como o estudante que sai do primário e entra no ginásio, você subiu de grau.


Agora que acabou de programar pela primeira vez um cristal, você está pronto para usá-lo com um determinado objetivo ou meta.


O seu primeiro cristal já é seu cristal pessoal, que o acompanhará aonde você for, ou pode ficar na cabeceira de sua cama, em sua mesa de trabalho, ou ponto de oração.


Para sair junto com você, o cristal pode ser colocado num bolso, ou numa bolsinha feita especialmente para ele, ou pode ser usado como uma jóia. No bolso, é preciso tomar cuidado para que chaves ou outros objetos não o arranhem nem danifiquem. A melhor maneira de carregar os cristais com você, quando não na forma de jóia, é numa bolsinha (no tamanho do cristal) feita de um tecido grosso macio, como a flanela. É o caso da bolsa médica, dos xamãs indígenas, que entretanto costumam incluir, além do cristal, outros objetos.






PROTEÇÃO E MAGIA:


Os cristais absorvem energia. Por estar diariamente em contato com você, seu cristal pessoal recebe as suas vibrações, gravando-as em seu banco de memória. Ele estuda, analisa e registra tanto suas vibrações sutis quanto as mais densas. Assim, além de conhecê-lo tão bem quanto seu pai ou sua mãe ou o seu melhor amigo, o seu cristal pessoal é ciente de vibrações suas, das quais nem você tem consciência. Sabendo tudo de você, ele age simultaneamente como espada, escudo, e varinha.


Espada porque, energeticamente, funciona em nosso relacionamento com nossas fraquezas e imperfeições, compensando nossos bloqueios ou defeitos com coragem, raça e convicção para batalhar até o mais monstruoso dos dragões.


É para nós como a espada de São Jorge, ajudando-nos a vencer dragões.


É claro que isto é muito subjetivo, o nosso cristal pessoal, confere a nós a condição de criar um campo vibratório pessoal a nossa volta, fazendo com que nós tenhamos coragem para passar pelos obstáculos de nossa vida.


Escudo porque age como um filtro de ondas poluidoras de alta freqüência, barrando poeira microscópica de diversas dimensões da matéria. Essas energias negativas, quando em contato com os nossos chackras, com o nosso corpo sutil, levam a um desequilibro e até a um bloqueio dos canais por onde flui a energia vital.


O cristal escudo é um poderoso instrumento de autodefesa psíquica. Protegendo-nos de energias poluídas inclusive de entidades com intenção negativa, olho-grande, inveja, raiva, vingança, e outros sentimentos prejudiciais que venham em nossa direção, ele desvia e não deixa entrar essas ondas indesejáveis. Também filtra ou desvia sinais eletrônicos de telecomunicações abundantes na atmosfera, que às vezes nos dominam, perturbando nosso pensamento.


E é varinha no sentido de ser direcionador de energia, porque conhece tanto nossos talentos quanto as nossas dificuldades (do lado mundano e também da nossa mais íntima individualidade), e é capaz de ativar a mágica real da nossa vida, de virar a mesa em situações que estiverem atrasando o nosso desenvolvimento espiritual. Lembrem-se que desde a antigüidade o cristal tem sido usado como instrumento de cura e de comunicação.


Alguns cristais funcionam sozinhos como direcionadores, enquanto outros combinam-se com algum metal puro.


São muitos os usos possíveis dos cristais direcionadores de energia:


Segurar o cristal junto ao chackra frontal, pode por exemplo tonificar e estimular a percepção extra-sensorial.


Para fazer juramentos, pronunciar salmos, abençoar lugares, pessoas ou animais, ou mesmo para iniciar ou concluir trabalhos espirituais. O operador pode usar o cristal direcionador, especialmente nas invocações, abrindo a comunicação com outras dimensões, ou, como um apontador, indicando comandos e afirmações.


Pode ser usado como um cetro de poder, para proclamar rumos de ação, decisões importantes em nossa vida, votos e juramentos pessoais.


Em momentos de resoluções, você pode usar o cristal, segurando-o perto do coração, enquanto declara para si mesmo aquilo a que está aspirando, do que pretende se livrar e o que quer ganhar.


Esses cristais direcionadores servem também para abençoar amigos, companheiros, animais, plantas, e objetos de poder. Pode ser também de um grande auxílio em nossa auto aprendizagem, pois fortalece as condições para a comunicação interna.


Pode ser utilizado para auxiliar em trabalhos de regressão de tempo e viagem astral, só que peço que vocês estudem todo um processo disso primeiro. Se eu por acaso esquecer de ensinar isso por favor me cobrem, porque é de suma importância saber manusear o cristal para esta finalidade, por hora não ensinarei como fazer, mas podem ter a certeza de que o farei adiante.


Assim como o hipnotizador usa um relógio ou pêndulo para atrair e guiar a atenção de uma pessoa, o cristal tem poderes hipnóticos e torna possível a regressão no tempo, ou para o passado recente, até o estágio intra-uterino, ou mesmo para reencarnações passadas.


Passando o cristal direcionador na testa, você pode abrir janelas de percepção e túneis de tempo em seu espaço psíquico. Um leve toque do cristal pode produzir transe ou estados alterados de consciência. O cristal é um catalisador da experiência, um sintonizador de espaço e tempo. Isto se deve porque o mesmo esteve na Terra durante anos incontáveis, e em contato íntimo com as correntes telúricas do planeta, onde muitas vezes o contato com as experiências somatizadas dos homens, animais, plantas, podem estar contidos nele.


Quando, nessas regressões, entramos em contato com experiências especialmente desagradáveis, o cristal funciona também como um controle remoto para curar essa influência psíquica, desativando a ressonância Kármica do passado.


Como pêndulo ou como instrumento de rabdomância (adivinhação ou clarividência por meio do pêndulo), o cristal pode ser usado para a comunicação transconsciente, ajudando-nos a tomar decisões ou assumir direções. É necessário estabelecer um código para respostas afirmativas ou negativas, onde o movimento do pêndulo, ou pequenas sensações físicas na mão assinalam sim ou não. Para isso é claro que o pêndulo deve ser energizado tal como todos os seus cristais de uso pessoal.


Para usar o pêndulo, o cristal devidamente energizado, deve estar amarrado por um cordão de prata ou algum outro tipo de material natural para não dificultar o movimento radiestésico do pêndulo.


Esse recurso é usado também na natureza, como uma bússola, ou para a localização de água, ou como uma bengala paranormal, inclusive para descobrir trilhas ou pontos como rios e cachoeiras. O cristal quando usado em trilhas, matas, aumenta a vitalidade nas caminhadas e afasta insetos e animais. Nesses casos o cristal transmite o sinal de coexistência pacífica entre você e os outros seres, informando a eles que somos amistosos. É também um instrumento indispensável para invocação de elementais.


Torno a repetir, isso somente é possível, devido o contato do mesmo com as correntes telúricas do planeta onde todos estamos juntos no momento, portanto não achem que eu estou a brincar com vocês, ou que isso seria apenas para ilustrar. Afirmo com veemência que isto é possível, desde que o operador tenha feito tudo certo, e se respeite, e principalmente, respeite a Terra Viva, ou Gaia.






CRISTAIS DE CURA:


São os instrumentos sem dúvida importantes dentro do contexto, pois o nosso aprendizado se resume na iniciativa de que se ensinarmos outros a se conhecerem, eles por si próprios se auto medicarão.


A cura com os cristais não visa somente a manutenção de nossos corpos, mas também ao equilíbrio da mente: matéria e espírito agindo em comunhão com todo um meio em que vivemos.


Os cristais a serem usados manualmente tem que ser bastante grandes para caberem em nossas mãos, de forma que possamos segurar a raiz do cristal com os dedos conforme já ensinei, segurando seu corpo com firmeza, guiando e apontando o cristal para a direção que desejamos focalizar.


Esses cristais têm campos magnéticos particularmente unificados e são capazes de interagir nos corpos densos e sutis. Os cristais de cura podem trabalhar para um tratamento genérico, ou podem ser programados especialmente para determinada doença, mas lembrem-se que os cristais por si só no promovem a cura, mas sim a dedicação do operador que os orienta. E ainda digo mais, não são todas as doenças que podem ser curadas pelos cristais, e sim somente as doenças não consideradas kármicas. Os cristais devem ser colocados sobre o chackra do meridiano afetado e a partir dai outro cristal ser direcionado para o local da lesão. Este cristal colocado sobre o chackra principal do meridiano, tem a função de dimensionar um campo, ou seja, não deixando que a doença atue diretamente sobre outro meridiano.


Além de serem usados com as mãos, apontados para o corpo, também podem ser colocados sobre a irradiação dos chackras menores para que possam ser isolados campos. Essa prática é muito eficaz quando junto ao tratamento dos cristais aplicamos o passe de cura sobre a área afetada.


O que eu acho mais incrível na lida com os cristais, é que eles nos facultam a que nós próprios possamos nos beneficiar na lida da cura conosco mesmo. É somente seguir o ritual acima, e colocar o cristal sobre o chackra responsável pelo nosso meridiano durante uns dez ou quinze minutos. Esse tempo é também recomendado para quando formos aplicá-los em outras pessoas, lembrem-se que é o esforço que faz com que nós consigamos realmente aliviar o sofrimento dos outros, isso aplicado também com a constância do trabalho, conosco quando for o caso, e com os outros.






TIPOS DE CRISTAIS:


1) Memoriais : são cristais programados para armazenar informações específicas num certo período de tempo. Podem também ser atemporais selecionando e armazenando, sem terem sido programados pelo homem (desde o surgimento do homem neste planeta). Registros sobre determinada época ou área do conhecimento. Emitem ondas de som de alta freqüência que, além de outras formas de vibração, transmitem comunicação sonora e visual.


Para recebermos do cristal todas as informações armazenadas, temos que trabalhar com ele vários anos. Os conhecimentos esotéricos gravados nos cristais requerem nossa evolução para estados mais elevados de consciência, onde, somente lá podemos receber todas as informações.


2) Cristais de Meditação e Reza: São cristais de auto cura e de expansão da consciência. Amplificam a força da reza e da meditação, aumentando nosso campo áurico e abrindo a nossa percepção para as vibrações sutis. Criam campo propício para a nossa concentração.


3) Mestres: Esses cristais, também chamados instrutores, ajudam a trazer revelações pessoais, além de ativar a nossa consciência psíquica. Dedicam-se a nos acompanhar, como guias, no aprendizado iniciático. Geralmente são dados aleatoriamente por nosso mestre instrutor, e muitas vezes não são revelados para que servem, cabendo ao iniciante decifrar o que está nele.


Contém energias que podem ser ativados em momentos cruciais da nossa vida ou quando são necessárias mudanças radicais de atitudes, comportamentos ou ações. Também são indicados para acompanhar-nos durante períodos de retiro, em que nos isolamos das atividades e contatos com o mundo.


Outros tipos de cristais:


Um cristal pode ter ao mesmo tempo mais de uma das diversas características acima. Por exemplo, um cristal de cura pode ser também memorial, ou um mestre pode ser usado em serviços de cura.


Mas há outros tipos e sistemas de classificação, com categorias que não se sobrepõem, pois são mais específicas e baseadas em características físicas (tamanho, transparência, inclusões) exclusivas de cada tipo. Essas distinções definem a missão do cristal, seu talento, sua profissão.


Algumas das principais categorias são:


1-Tabular: É um tipo de cristal achatado, com dois lados opostos maiores que os outros. Os tabuladores mais finos parecem chip de computador. Indicados para meditação e reza. Costumam aparecer em nossa vida em algum estágio crucial de nosso desenvolvimento, quando estamos começando a entrar em contato com o nosso eu superior.


2 - Receptor: Tem uma face dominante, com sete lados, oposta a uma face de três lados (ou de quatro lados, quando o cristal tem aresta em lugar de ponta). Abre a percepção para entidades do mundo espiritual.


3 - Transmissor: Sua face dominante é um triângulo perfeito, entre duas faces de sete lados. Refina e fortalece a comunicação não verbal e a força do pensamento.


Pode ser comparado a uma estação de rádio emitindo seus sinais.


4 - Mão Dupla: Suas faces apresentam também a relação sete-três lados (hectógono e triângulo), perfeitamente alternados: uma face com três lados, uma com sete, uma com três, e assim por diante. Usado por médiuns, médicos, e curandeiros, combina as características dos receptores e dos transmissores.


5 - Janela: Tem um losango entre as suas faces, como se fosse uma sétima face que se liga ao ponto por uma aresta entre duas faces. É um espelho para o nosso subconsciente, para a nossa essência. Nas meditações e introspecções, ajuda-nos a mergulhar em nosso eu interior, funcionando como uma janela que nos faz olhar o núcleo do nosso ser.


6 - Estrela: Tem paralelogramos entre suas faces. Abre nossa percepção para seres multidimensionais. Como uma espaçonave sideral, ajuda-nos a atravessar fronteiras no espaço e no tempo.


7 - Irradiador: É um agrupamento de cristais em torno de um cristal maior. Cada cristal é idêntico aos outros, parecendo interpenetrar-se no centro do cristal, todos ligados ao maior, como nave-mãe. É como uma grande catedral, rodeada de capelas. Armazena a luz pura de culturas antigas. Especialmente útil na meditação e na reza, esse cristal é como uma universidade de luz, ou um convento, nos ensinando a ter mais poder de concentração.


8 - Gaia: Sua face dominante é um pentágono com três lados inferiores ultrapassando a linha das outras faces. É especialista no balanceamento de perturbações emocionais. Ajuda-nos no alivio de espaços emocionais confusos e protege-nos como um útero acolhedor. Assim como os do tipo Janela, o cristal Gaia nos ajuda a ver nossa essência. Além disso, nos dá colo, proteção materna, e nutre de força vital o nosso corpo sutil.


9 - Personal: É raro encontrar um exemplo desse tipo. Dentro dele vemos inclusões na forma de cristal. Essas faces internas representam nossas faces interiores, chave de reconhecimento da nossa verdadeira história de desenvolvimento. O cristal Personal nos ajuda a lidar com a criança dentro de nós, fazendo nascer uma nova forma de pensamento e criando a base para níveis mais altos.


10 - Lápis: São cristais alongados, com faces pequenas que se juntam para fazer o ponto, parecem dedos, com as faces no lugar das unhas. Esses cristais são como "bisturis" do invisível, para cirurgias profundas, inclusive podendo ser utilizado como elemento de unificação do corpo monoestrutural, para extração de bloqueios emocionais incrustados. Podem ser também usados nos mesmos pontos de acupuntura, como agulhas (no caso colocados sobre a pele). São especializados em transfusões energéticas do espaço etérico para o corpo humano.


11 - Guardiões dos Mistérios: Entre os mais sagrados, esses cristais têm sido programados por mestres Angelicais, especialmente marcados por sacerdotes de várias Seitas Brancas. Contem registros de vida fora do nosso sistema solar. Tem um triângulo perfeito numa das faces, que marca os cristais programados por antigos visitantes de outros planetas a milênios.


Quem tem um cristal desse tipo, tem a responsabilidade de meditar junto com esse Guardião, e compartilha-lo com outras pessoas. No trabalho continuo com esses cristais, eles nos darão valiosos ensinamentos.


Para trabalhar com cristais, especialmente em serviços de cura, é fundamental que a pessoa esteja familiarizada com esses diversos tipos. E, para aperfeiçoar a manipulação de luz processada pelo cristal de quartzo, será necessário ter no mínimo uns vinte a cinqüenta cristais.


No trabalho pessoal, não é preciso ter tantos cristais, mas quem começa a se dedicar a eles torna-se freqüentemente um curioso. Os cristais passam a vir até nós quando estamos ligados a eles.


Qual de vocês a partir do momento em que paulatinamente foram conhecendo os cristais, no entraram em um local qualquer, e inconscientemente buscam com o olhar para ver se no tem pedras, cristais, ou outros objetos esotéricos? O manuseio das energias faz com despertemos o nosso interior coletivo, fazendo com que quando mesmo passeando numa mata por exemplo, constantemente, olhamos para os lados, para o chão, a procura de cristais.


Como eu disse a partir de um momento em nossa vida, não mais pararemos diante de obstáculos, mas sim vamos aprendendo a lidar com energias mais limpas, oriundas algumas vezes de outros locais (planetas).










LIMPEZA RÁPIDA DOS CRISTAIS:






1 - Segure o cristal sob água corrente, por um minuto, e procure visualizar uma intensa luz branca envolvendo o cristal.


2 - Envolva o cristal em fumaça de incenso durante um minuto, também visualizando a luz branca que irradia sobre ele.


3 - Segure o cristal com as duas mãos, levantando-o até a altura de sua garganta. Mantendo-o a mais ou menos um palmo de distância, prenda a respiração e depois expire fortemente, pelo nariz, sobre a face do cristal que estiver voltada para você. Neste momento, visualize a luz branca espalhando-se no ar e dissolvendo as energias negativas que estavam no cristal. Gire então o cristal até a face seguinte com o mesmo procedimento, até concluir com todas as faces.


4 - De um dia para o outro coloque o cristal em uma bacia com água limpa e trocada, visualizando uma luz dourada como o sol dentro dela, e peça a Deus e a seus Mentores que façam que a água pura purifique os cristais para que possam ser utilizados no dia seguinte, ou até quando novamente você for utilizá-los. Agora lhes digo algo, a água do recipiente do cristal deve ser trocada toda a semana, mesmo que você não os utilize, é como um banho que é dado neles para limpá-los.


5 - Coloque os cristais dentro de um recipiente de vidro com água pura, e deixe-os no sol durante todo um dia, dessa forma os mesmos estarão carregados para uma programação de trabalho intensa.


Apesar dos cristais serem individuais, ou seja de uso pessoal, quando nós nos utilizamos deles, eles passam a ter um referencial com outra pessoa. É claro que ele continuará a ser sempre seu, mas em um trabalho programado de cura como câncer, AIDS, ele terá as características programadas por você até a conclusão do mesmo. Assim sendo, ele não deverá ser utilizado em outra pessoa, sob pena de transmitir a doença à pessoa que não tem. Portanto marque este cristal e não o utilize em ninguém.


O cristal que é utilizado como Sol deve merecer de vocês um cuidado muito especial, pois ele é como se fosse o seu Sol interior ou seja, a sua vida. O cuidado com ele é o mesmo que deve ser dispensado aos outros cristais, mas com uma ressalva muito importante, nunca o utilizem para outras pessoas se não souberem partilhar dele, pois aquele que toca o seu Sol toca em sua vida, é claro que quando o mesmo é limpo, essa sintonia, esse referencial é direcionado para a Terra e disperso na corrente telúrica do planeta, mas supondo que você não saiba como limpar, ou o faz de maneira leviana, pode ser uma arapuca onde alguém, ou uma coisa qualquer encontrou a porta para atingi-lo.


Lembrem-se de algo que todo aquele que trabalha com os cristais deve saber: TODO CRISTAL, É DE USO PESSOAL, NÃO DEVE SER TOCADO, EMPRESTADO, sem uma ciência de uso do mesmo.


Com esse ensinamento que lhes passo não me proponho a formar médicos ou curandeiros em cristais, mas sim a fornecer as informações iniciais para esse estudo, que é longo e profundo.


Além das técnicas básicas de cura descritas acima, existem outras formas de se trabalhar terapeuticamente com os cristais.


É bom lembrar que o conceito de cura e saúde para o cristal, não é o mesmo da medicina tradicional. Quem cura precisa saber, antes de tudo curar a si próprio. No mito do "curador ferido", o poder de um curador é proporcional às curas que ele já realizou em si mesmo.


Para aprender a trabalhar em cura com cristal, a primeira cobaia é você mesmo. Experimente as técnicas que apresentei, sem pré-julgamento, e procure sentir a repercussão desses procedimentos em você. Só quando estiver seguro dessas técnicas e do efeito delas, você poderá usá-las em outras pessoas.


Vou explicar outra forma de usar os cristais em si mesmo, e em outras pessoas, com um arranjo diferente daquele primeiro que ensinei, colocando-se os cristais no coronário, interceptor, etc.


Arrume os cristais em torno do paciente, compondo formas geométricas básicas que são antigas representações geométricas da matemática ocultista. Cada arranjo provoca determinado tipo de efeito:


- um triângulo voltado para baixo ajuda a firmar na terra e no cotidiano, voltado para cima, realça os chackras superiores.


- quatro cristais (formando um losango) em torno da pessoa trabalham simultaneamente os quatro elementos - água - ar - fogo - terra, e indicam os quatro pontos cardeais, ajudando a pessoa a se situar na vida.


- a estrela de cinco pontas, ou pentágono, trabalha mais a identidade pessoal.


- a estrela de seis pontas (estrela de Davi), reunindo um triângulo voltado para baixo (mundo, homem) e outro para cima (divindade), é o símbolo que expressa união, complementação entre espírito e matéria.


Em todas as formas acima, a ponta de cada cristal, pode estar voltada para dentro (para o corpo do paciente) ou para fora. Para dentro, indica um trabalho de introspecção. Para fora, ajuda a externar o intimo.


Na maioria das vezes o paciente fica deitado, em esteira, tatame, colchonete, ou numa cama larga, com os cristais em volta.


Outro método popular de cura com cristal é a colocação de alguns cristais sobre o corpo do paciente, em cima dos chackras ou das próprias áreas a serem tratadas.


A posição do cristal, voltado para cima ou para baixo em relação ao corpo, é decisiva para o efeito do trabalho, conforme já expliquei.


Cristais coloridos também podem ser usados. De preferência combinando-se as suas cores com as dos chackras.


Mas aconselho que essa prática somente seja feita, após um estudo muito grande do poder que os cristais exercem sobre os chackras, e podem desregular todo um meridiano, se não todo o corpo de um paciente. Portanto, no começo utilizem para essa técnica que lhes passo, os cristais brancos.


Miniagrupamentos são muito bons para esse uso. No tamanho de um cristal normal, atuam vários minis, processando energia em vários sentidos e níveis.


Para trabalhar os chackras transformadores que estão nas palmas das mãos e planta dos pés, fique deitado, segure um cristal em cada mão (com as mãos abertas) e coloque um em cada pé (encoste-o na sola do pé).


Apontando para cima da perna, o cristal do pé é excelente para a circulação sangüínea em geral. Os chackras das palmas das mãos são pontos importantes de recebimento de energia e também de transmissão (como ocorre com médiuns passistas).


É possível e muito proveitoso fazer ao mesmo tempo os dois exercícios acima, cristais em volta do corpo e ao mesmo tempo sobre ele. E é muito importante ritualizar ao máximo esse tipo de trabalho, para que ele seja de fato um momento especial a serviço da cura.


Se a pessoa é apática, ou sem energia, esta é uma boa técnica para tonificar a circulação sangüínea e regular a energia dos pulsos.


É mais comum fazer este exercício com o pulso direito, pois o nosso lado direito é mais aberto à recepção de energia.


Imagine que você tem círculos vitais funcionado em seu pulso. Toque suavemente em várias partes do pulso a ponta do cristal, em cada ponto mexendo-a lentamente, como se estivesse regulando um aparelho muito delicado.


Visualize o cristal ajustando os pulsos pelo aumentar e reduzir o ritmo do fluxo de sangue.


Podemos também amarrar o cristal no pulso por meio de uma correia, pulseira ou faixa de tecido. Nesse caso, colocar o cristal com a ponta voltada para o nosso corpo que é propício para ingerir, receber estímulos externos. Voltado para fora, transmite energias que estão dentro de nós. Na cura quando utilizamos esse método com um paciente, o funcionamento do cristal, deve ser alternado em cada sessão, ou seja, dia sim dia não, a posição deve ser trocada, pois com o cristal para fora, estamos mandando a doença embora, e quando colocamos o cristal voltado para dentro, queremos que a energia do mundo o recarregue (o paciente é claro), mas devo alertar, que quando interagimos no contexto energético de alguém, jamais devemos fazer isso como curiosos, para somente vermos o que acontece. Dessa forma estaríamos brincando de deuses . O contato diário, se possível com os nossos pacientes é de fundamental importância, para sabermos como estão reagindo com a nossa interferência em seu campo energético.


Uma das mais freqüentes queixas físicas das pessoas que procuram qualquer tipo de massagem são as dores de coluna, pois é na coluna que flui a nossa energia vital, portanto, qualquer problema com a circulação de energia será sentido de certa forma na coluna, inclusive a aproximação de espíritos desencarnados, e seres de outras dimensões. Não quero dizer com isso, que todo e qualquer problema de coluna tem a ver com energia, ou acompanhamento de espíritos. O que digo é que alguns dos problemas relacionados com a coluna podem ter a ver com energias circulantes negativas, mas outros podem advir de vida sedentária, ou enrijecimento da musculatura por falta de exercício.


O trabalho com cristais na coluna tem também o sentido de descarregar energias. Por ser um eixo do fluxo energético, acumula muitas vibrações pesadas que podem desequilibrar nossa saúde.


Use de preferência dois cristais (um em cada mão, com a raiz voltada para a palma da mão), fazendo-os percorrer toda a coluna do paciente, de cima para baixo e vice-versa. Lembre-se que a energia entra pela mão direita, e sai pela esquerda (não importando se a pessoa é ou não canhota).


Com o paciente em pé ou deitado, comece pelo chackra coronariano, e vá descendo lentamente os cristais de modo que eles toquem em cada chackra através da coluna vertebral.


A nuca ou o chackra occipital é um ponto vital, pois além de ser responsável pela vidência, funciona como um para raios, porque aÍ se processam através do cerebelo, onde se situam os neurônios, todos os pensamentos das pessoas. Nela se instalam a tensão muscular e o stress, por exemplo, e também por incrível que pareça as vibrações de espíritos obsessores.


Ao chegar à altura da nuca, pressione os cristais sobre os dois lados da vértebra superior e sobre os escapulares e ombros.


Continue descendo, encostando os cristais pelos dois lados da coluna, fazendo pressão conforme as necessidades da pessoa. Lembre-se de ao chegar no chackra dorsal, que é o responsável pela energia oriunda do plano transitório de trabalho, circulá-lo com os cristais, e com a mão direita tocar o mesmo com a ponta do cristal, fazendo com a esquerda o que chamo de toque lateral, na altura dos rins. Ao chegar na altura do cóccix, é necessário avisar a pessoa, para que a mesma não se assuste devido à proximidade com o ânus e o chackra interceptor, que não deve ser molestado. É bom dedicar uma atenção especial a este ponto, visto que partem dele e um pouco acima os lombares, responsáveis pela energia oriunda da terra, que fazem parte do meridiano inferior, ou seja, receptor, e emissor de energia poderosíssima.


Antes de voltar para cima, você deve soprar sobre os cristais, ou balançá-los para descarregá-los da energia que foi absorvida na passagem dos cristais.


Suba pela coluna fazendo o mesmo tipo de pressão sobre os pontos sensíveis anteriores, até chegar novamente ao coronário.


Desça agora de outro modo, arraste os cristais pela coluna, de cima para baixo, encostando levemente, como se estivesse tirando a poeira de um paletó.


Durante essa etapa, visualize a coluna da pessoa como um tubo de luz que vai ficando mais brilhante, fluindo com mais clareza e intensidade a energia vital.


Lembre-se que você deve estar colocado atrás da pessoa, ou seja, negativo com negativo, positivo com positivo.


Para a polarização da coluna, segura um cristal em cada mão, com as pontas voltadas um para o outro, e imagine-os ligados entre si por um raio de luz.


De costas para o paciente, que deve estar em pé, coloque um cristal sobre a sua nuca e o outro sobre o cóccix, fazendo pressão moderada com as pontas do cristal no corpo da pessoa.


Depois de ficar dois a cinco minutos nessa posição, inverta os pólos, trocando as mãos de lugar. O cristal que estava no cóccix esta vibrando agora na nuca, e na outra ponta do raio de luz o outro cristal trabalha o cóccix.


Para somente harmonizar a aura externa de quinze a dez centímetros da pessoa, segure um cristal com a mão direita, fique em pé junto ao paciente deitado de bruços ou de costas.


Expirando com força, risque no ar, com o cristal, o desenho da estrela de Davi, um triângulo para baixo, e outro para cima.


Este é um ótimo trabalho para fechar uma sessão de cristal, porque imprime a estrela da magia superior no campo vibratório da pessoa, selando com esse símbolo sagrado a proteção de planos superiores.


Esses exercícios podem ser feitos durante anos a fio pelo praticante de cura com cristais, que poderá aperfeiçoá-los (e deve) com o tempo. Alguns deles devem ser praticados diária ou semanalmente, individualmente ou em pequenos grupos de pessoas reunidas com esse objetivo.


Além dos exercícios que você pode fazer sozinho, existem outros em que você precisará da ajuda de outras pessoas (o trabalho com a coluna por exemplo) para experimentar essas técnicas em você mesmo, primeiramente. Quanto mais exercitar consigo mesmo, mais efetivo será seu trabalho com os outros.


A cada etapa de exercícios, anote no caderno suas observações sobre o que você sente ao longo desse trabalho de iniciação com cristais.


Algumas pessoas sentem-se cansadas no inicio desses exercícios. Se isso acontecer, respeite o cansaço, mas aprenda atravessá-lo. Como na ginástica, em que nossos músculos ficam cansados quando estão fora de forma, trabalhando com cristais, nós nos tornamos capazes de expandir e fortalecer nossa atividade cerebral.


Quando você conseguir sintonizar-se realmente com os cristais nos serviços de cura, sentirá uma grande vitalidade e poderá perceber que no campo do cristal estão realmente sendo processadas poderosas energias sobre você oriundas da Terra e do próprio universo em si.


Quem se aprofunda no trabalho com os cristais sempre o incorpora ao seu cotidiano, em inúmeras aplicações. Uma das aplicações mais comuns é o uso regular dos cristais como pronto socorro geral.


O cristal faculta muitas vezes, que mesmo não conhecendo a pessoa para a qual pretendemos trabalhar, podemos através do elemento comum a todos que é a água energizá-la.


É uma forma simples e prática de aproveitar a energia dos cristais, especialmente dos coloridos, em forma de remédios que podem ser tomados por via oral.


Para fazer água cristalizada, use água filtrada, ou água mineral, que precisa ser trabalhada no mínimo por três dias.


Antes de tudo, os cristais devem ser lavados, secados ao sol, e programados para ativar a água em que serão colocados.


A água a ser cristalizada deve começar a ser tratada ao nascer do sol, ou na hora que o sol se põe.


Em um recipiente destinado e preparado para isso, já com os cristais colocados no fundo, coloque um litro de água para cada dois cristais (de tamanho médio).


Iniciando o processo, deixar três dias e três noites, para que a água seja irradiada pelos cristais. Se você quiser fazer uma experiência pode pegar dois copos e colocar um cristal num deles. Em três dias, você observará que a água com o cristal esta cheia de bolhas, o que no acontece com a outra água.


Muitos cristais têm sua origem na água. Além disso, setenta por cento do nosso corpo é composto de água, e este é o veiculo onde ocorre a grande maioria dos processos metabólicos. A afinidade dos cristais com a água é que dá a esta um grande poder terapêutico, pois a qualidade vibracional da água pode ser significativamente aumentada com os cristais.


A água cristalizada é como a água fluidificada usada nos centros espíritas. A única diferença é ter sido energizada pela vibração do cristal.


Os efeitos podem variar de acordo com a cor dos cristais utilizados:


1) Citrino: atuando sobre o plexo solar, é excelente para o estômago e todo o aparelho digestivo, indicado também para crianças em idade escolar, pois ativa a memória e a concentração.


2) Rosa: atuando sobre o chackra cardíaco, é tonificador e tranqüilizante, excelente no tratamento da insônia e dos estados mentais de carência afetiva desproteção e abandono.


3) Ametista: atuando no chackra frontal, abre os canais de percepção extra sensorial, é ótimo também para trabalhar com os sonhos, para pessoas que não conseguem lembrar-se dos sonhos, ou que tem sonhos persistentes, mas não conseguem decifrá-los. Excelente para a formação de novos hábitos, em substituição a vícios. Também utilizado para limpeza geral do campo vibratório em trabalhos mediúnicos constantes.


4) Fumê: é antidepressivo e ativador em casos de apatia ou letargia. Pode ser usado também no tratamento da epilepsia. Auxilia os médiuns a entrar em transe mediúnico e a sair dele voltando ao controle normal do corpo. Descarrega a energia negativa oriunda de trabalhos em centros espíritas.


5) Transparente (branco): como já vimos, contêm o arco íris com todas as outras cores, e portanto tem uso múltiplo também na água cristalizada. Funciona como uma panacéia, quando não sabemos direito como proceder com o caso que está em nossa mão.


Pessoas sensíveis vão sentir de imediato os efeitos da água cristalizada. Mas em geral é necessário tomar diariamente, durante duas semanas, dois copos por dia, ao levantar-se e ao deitar-se, para começar a perceber seus efeitos, que serão profundos e duradouros, dependendo da receptividade da própria pessoa que toma dessa água.


Ao beber a água cristalizada, concentre-se (ou se for para outra pessoa mande-a concentrar-se) por alguns instantes naquilo que o aflige, e sintonize sua mente com Gaia e na vibração sempre presente ao nosso lado.


Além de ser bebida, a água cristalizada pode ser usada para banhos e como loção de massagem.


Voltando ao assunto de cura através dos cristais, ensinarei alguns métodos que tenho praticado e com eles conseguido bons resultados.


Agrupamentos de cristais podem ser colocados em arranjos determinados sobre o corpo ou em torno dele, para facilitar a cura de condições especificas.


O principio básico dessa modalidade de cura é focalizar dois ou mais cristais numa área necessitada de cura.


Por exemplo:


· Para uma perna quebrada, além das providências ortopédicas pode-se colocar um cristal de cada lado da fratura, com as pontas do cristal voltadas para o corpo.


· Para regular o fígado, formar com os cristais uma estrela de Davi sobre esse órgão. Com as pontas para fora é indicado para desintoxicar o fígado, as pontas para dentro, ajudam a ativá-lo.


Observando o principio de adicionar energia com as pontas do cristal voltadas uns para os outros e dispersar energia negativa quando voltados para fora, pode-se improvisar.


Por exemplo:


· Para dor de cabeça ou enxaqueca, a pessoa pode deitar, colocando um arranjo de três cristais formando um triângulo em volta da cabeça, com as pontas para fora.


· Por outro lado, em condições de anemia ou sonolência, esse arranjo em torno do corpo deve ser feito com cristais apontados para o corpo.


· Em feridas e cortes (na mão por exemplo), colocar dois a seis cristais em volta do ferimento, apontados para ele de modo a ativar os mecanismos de cicatrização e cura.


O trabalho com cristais pode ser incorporado a diversas outras modalidades de cura.


As atividades de massagem, por exemplo, podem ser reforçadas com o uso de cristais, na mão do curador ou no corpo do paciente.


Remédios (homeopáticos, alopáticos, florais, vitaminas, etc.) podem ser energizados por meio de um arranjo de seis cristais.


Durante atendimentos ou tratamentos em geral, é bom colocar os cristais nos ambientes de cura.


São múltiplas as maneiras como o cristal pode ser empregado em serviços de cura. A aplicação dessas técnicas e a criação de novas modalidades dependem apenas da criatividade e da sensibilidade do curador.






BOLAS DE CRISTAL:


Não é por acaso que os planetas e estrelas tem basicamente uma forma esférica. A dança das energias, e seu movimento no espaço sideral é uma imagem da importância dessa forma geométrica no Universo.


As esferas, além das pirâmides, do hexágono e de outras formas geométricas, eram pesquisadas e utilizadas por seres oriundos de outros planetas, muito antes do surgimento do homem na Terra. Estes seres apreciavam muito a capacidade de emissão de energia na bola de cristal, que, em vez de ser dirigida num só raio, formava múltiplos raios saindo de um centro.


Além de servirem como grandes energizadores de templos e laboratórios, esses seres usaram, e usam esses poderes da bola de cristal para estimular a percepção extra-sensorial.


Tradicionalmente, os videntes do cristal, tem sido ocultistas que se propõem a um processo de treinamento intensivo e de preparação mental para terem visões do futuro, ou mesmo presente na bola de cristal. Essas práticas sobrevivem até hoje, em várias raças e correntes espirituais, como ciganos, budistas, Umbandistas, e videntes em geral.


A bola sendo de quartzo por causa da composição química, é um veiculo que amplifica as diversas vibrações do ambiente. É comum em sessões espiritualistas de diversas linhas, em todo o mundo, uma bola de cristal sobre a mesa. Facilita a chegada e funciona como raio transmissor para o espírito se comunicar e se manifestar nesse meio.


Seu uso enriquece o trabalho de interpretação astrológica, e leitura do tarô, por exemplo, pois amplia a intuição.


Simultaneamente, desenvolve, a visualização e a telepatia. No cotidiano, pode ser usada inclusive por pessoas que precisam de concentração, ou direcionamento de energia, para reforçar a atividade racional.


Por servir de foco ou ponto de referência, a bola desenvolve e mantém no praticante um estado alterado de consciência, um transe, durante o qual ela se torna uma espécie de tela, um visor.


É aconselhável, entretanto, que se delimite um tempo para o trabalho com a bola de cristal. Se for utilizada como instrumento de adivinhação de um modo irregular e a qualquer hora, poderá ser um canal desregulado, exposto também as energias do mal.


Embora a imagem mais freqüente que temos do uso da bola de cristal seja a de tamanho médio (dez a vinte centímetros de diâmetro), numa almofada sobre a mesa de um vidente, ela pode ser de qualquer tamanho, e pode ser consultada em várias posições, nas mãos, por exemplo, na altura dos olhos, na mesa ou num altar, etc.


Podem ser utilizadas como eu disse anteriormente, nestas massagens, bolas de cristal de qualquer cor. Como já vimos, as cores citrino, rosa, ametista e fumê tem efeitos distintos:


· A Bola de Cristal Rosa é muito usada para massagens sobre o coração.


· A Fume é ótima para massagens nos pés.


· A Ametista é especialmente eficaz para massagear a testa, trabalhando o chackra frontal, a garganta, e o coronariano.


· As bolas brancas se aplicam a qualquer chackra.


Portanto sugiro, que ao invés de comprarem bolas de cristal de várias cores, tenham algumas bolas brancas para uso especifico na cura. Lembrem-se que o cristal, após ser limpo e energizado, fica novamente zero bala. Exceto se porventura se quebrarem durante um trabalho, ou cair no chão, então deve ser ele devolvido para o ambiente natural.


Muitas bolas de cristal são feitas hoje com o uso de máquinas de corte, mas a produção artesanal continua sendo a mais comum para uso mágico e esotérico.


As bolas de cristal de maior valor nas lojas de pedras, são as claras e transparentes. Para uso esotérico, porém, a presença de inclusões e rachaduras internas no cristal não é motivo de menor valor. Eu acho até o contrário, podem servir de estímulo a percepção extra sensorial, facilitando as visões. Além disso, muitas dessas bolas produzem efeitos sob o sol, de belos arco-íris em seu interior.


É comum encontrarmos também cristais de quartzo cortados como pirâmides, obeliscos, ou na forma oval. São boas formas de trabalhar o cristal. O tipo de corte mais usado atualmente é o piramidal. Pirâmides de cristal podem ser usadas, como os cristais hexagonais, em arranjos em volta do corpo (ou sobre o corpo). Podem também ser usadas em pendentes e outras jóias, ou em mesas de trabalho etc.


O fator mais importante no corte de cristais como bolas, pirâmides, e obeliscos é que ele seja perfeito quanto a sua forma, para que a perfeição geométrica sintonize as vibrações mais sutis.


Um cuidado que se deve ter, é que também existem pedras com as quais mexemos que são totalmente negras. Nós precisamos saber lidar com elas com um cuidado redobrado, visto que representam o lado sombrio da vida.


O Ônix é um exemplo disso, na lida com ele temos de somente utilizá-lo quando temos a certeza de que não existe um trabalho de Magia Negra por trás.


Em todo e qualquer trabalho que fazemos, devemos nos lembrar que somos brancos, e que nossos atos devem permanecer sempre claros, e bem claros por sinal, visto que para quem obramos é o Deus criador.


Em tudo somos auxiliados por entidades que nós nos afinamos, e entidades responsáveis por uma energia determinada que nos faculta a entrar no mundo cósmico mágico universal. O estudo é um constante aprendizado, onde a somatória de tudo o que faz, é a complementação de uma dedicação constante com aquilo que o fez nascer.


Em outra apostila continuaremos o aprendizado dos cristais, mas espero que estudem bastante, e tirem bom proveito do que tem.



Gilberto de Medeiros Chaves Filho(Ógun Ijógun Orê - Pai Orê).


http://www.centroespiritarecaminho.com.br/cristais.htm